segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Possibilidades de intervenções que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial da construção do conceito de número

    Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (Brasil, 1997), "a Matemática é componente importante na construção da cidadania, na medida em que a sociedade se utiliza, cada vez mais, de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os cidadãos devem se apropriar."
   Ainda conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (Brasil, 1997), "recursos didáticos como jogos, livros, vídeos, calculadoras, computadores e outros materiais têm um papel importante no processo de ensino aprendizagem. Contudo, eles precisam estar integrados a situações que levem ao exercício da análise e da reflexão, em última instância, a base da atividade matemática."
   Aprender matemática não é fácil, portanto, o papel do professor é fundamental para que esse processo não se dê de forma mecânica, mas sim, que propicie ao aluno uma reflexão sobre o que está aprendendo e a importância do seu uso nas diversas situações do cotidiano.
   Nesse contexto, o professor deve intervir sempre, conduzindo o aluno ao raciocínio de maneira segura, motivando-o e construindo com ele o progresso do seu aprendizado em todos os momentos de dificuldades, usando estímulos da capacidade de investigação lógica, fazendo-o raciocinar.
   Partindo do princípio de que a criança ainda não chegou ao estágio da abstração, onde ela precisa tocar, observar, modificar posições, criar situações com objetos para assim ir construindo o conceito de número, o professor pode acrescentar o uso de diferentes materiais, como jogos, material dourado, palitos, tampinhas, etc, atividades de classificação, seriação e ordenação de quantidades e brincadeiras que propiciem a construção dos conceitos de espaço, distância, tempo, limites, entre outros, permitindo que a criança compreenda o que foi solicitado para que ela faça e desenvolva suas próprias estratégias.
   No entanto, para que a criança compreenda, se interesse e responda aos objetivos que o professor deseja atingir, é muito importante que esse professor respeito o estágio cognitivo no qual a criança se encontra e conheça os limites de seus alunos e o que podem ou não alcançar.



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